Please reload

Posts Recentes

Sites para encontrar trabalho remoto

October 2, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Checklist - Entrevista de emprego.

A insegurança, o medo e aquele friozinho na barriga podem ser seus inimigos na hora de conseguir um bom desempenho na entrevista de emprego. Planejar este momento crucial pode ser a chave para, de uma forma mais ampla,  reduzir a ansiedade e atingir os resultados esperados.

Por isto,  fazer um checklist antes da entrevista vai lhe ajudar a reduzir erros e ao mesmo tempo lhe trará mais confiança.

 

Veja as dicas que o site Money US News reuniu para fazer um checklist completo:

 

1. Saiba onde você está indo.

 

Antes de sair de casa ou qualquer outra coisa, veja o endereço do local da entrevista. Pesquise qual a forma mais eficiente para que você chegue até lá com segurança e no horário marcado. Olhe o caminho, cheque o trânsito... Faça de tudo para que você possa chegar com antecedência (chegar atrasado pode ser devastador às suas chances). Confira, também, se a empresa está em um condomínio – e se existe mais uma opção de prédio.

 

2. Escolha roupas apropriadas.

De acordo com uma pesquisa da CareerBuilder, 60% dos recrutadores disseram que vestir-se inapropriadamente é um erro comum e bastante prejudicial em entrevistas. Mais do que o bom senso, vale pesquisar sobre o “dress code” da empresa, descobrindo qual a maneira com que os funcionários se vestem. 

 

3. Pesquise sobre a empresa, produtos, mercados.

Mostrar ao entrevistador que você conhece um pouco sobre a empresa poderá causar um impacto positivo. Pesquise sobre a empresa com certa profundidade. Reconheça seus produtos, mercados, diferenciais competitivos, cultura. Tente perceber de que forma sua contribuição será relevante para o desenvolvimento de suas atividades na contribuição para crescimento do setor e da empresa.

 

4. Identifique funcionários das empresas e estabeleça contato.

A internet e as redes sociais são hoje um instrumento de fácil acesso às empresas e pessoas. Para localizar pessoas que trabalham em determinada empresa, recomendo especialmente o LinkedIn.  

 

Selecione a empresa. Veja quem são os funcionários de sua conexão e estabeleça contato inicial de acordo com o grau de conexão (1º, 2º e 3º). Seja claro ao informar sobre a vaga disponível, seu interesse em participar do processo e o motivo do seu contato. Somente peça recomendação se este contato for de extrema proximidade com você e que reconheça sua trajetória profissional e aderência á vaga a ser aplicada. 

 

Caso não tenha contatos na empresa, solicite por amigos em comum que você seja apresentado.

 

5. Pense em perguntas que possam ser feitas pelo entrevistador.

Imagine possíveis questões que possam ser feitas durante a entrevista e formule as respostas adequadas à sua realidade e não necessariamente ao que o recrutador gostaria de ouvir. Facilite dando exemplos de como suas habilidades e experiências passadas foram importantes em sua trajetória, fale de suas responsabilidades, principais tarefas executadas e resultados obtidos.      

Para ajudar você a ter melhores chances de desempenho na entrevista de emprego, o site The Mirror reuniu 50 perguntas bastante recorrentes que entrevistadores fazem durante a seleção dos candidatos às vagas de emprego.

Veja as perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego.

 

6. Pense em perguntas que você pode fazer

Preocupe-se em fazer perguntas pertinentes, de forma clara e objetiva, isso poderá demonstrar que você possui conhecimento, requisitos e habilidades exigidos para a vaga, função e cargo.

Imagine-se no ambiente do negócio, analise o cenário e faça perguntas que possam lhe favorecer. Além de interesse, demonstre entusiasmo e disposição.  

 

7. Simule a entrevista com alguém de sua confiança

Este exercício vai te dar condições de perceber, além de suas respostas, as reações às perguntas, interatividade com o "entrevistador" e linguagem corporal.  Veja onde pode melhorar e pratique mais. Algumas pessoas gravam a simulação em video / mp4, esta técnica tem se demonstrado eficiente pois ajuda principalmente na melhoria da postura e linguagem corporal, entonação, dicção, e percepção da clareza das respostas. Peça também o feedback para seu "entrevistador".

 

8. Esteja confiante

Nada de ansiedade, procure ajustar suas vibrações. Esteja calmo e confiante. A preparação que você realizou tornou você melhor e certamente irá contribuir para seu melhor desempenho. 

 

9. Faça bem feito!

Planeje a sua preparação. Reveja seu currículo. Atualize seus perfis nas redes sociais. Invista o tempo que for necessário para se preparar para a entrevista. Milhares de pessoas não tem esta oportunidade. Valorize-a.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga