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October 2, 2018

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DICAS PARA MELHORAR O ENGAJAMENTO DOS COLABORADORES

Estudo de Dale Carnegie Training mostra que: “O orgulho da empresa e um ambiente de trabalho positivo energizam as pessoas; elas ficam ansiosas para ir trabalhar e estão dispostas a dispor de esforço extra para fazer da organização um sucesso”.

Empresas com alto engajamento tiveram um retorno para os acionistas 19% superior do que a média”. O Instituto Gallup estima que “trabalhadores não engajados nos EUA custem $305 bilhões por ano”.

 

O Estudo de Dale Carnegie Training descobriu que “colaboradores engajados ativos são mais produtivos, fazem mais dinheiro para a empresa, ficam mais tempo na organização e são éticos e responsáveis.

 

69% dos colaboradores desengajados trocariam o emprego por apenas 5% a mais de aumento, enquanto somente 25% dos colaboradores engajados deixariam a empresa pela mesma quantia”.

 

DICAS

 

SEJA UM(A) LÍDER INSPIRADOR...

A relação com o gestor-imediato é essencial para o engajamento. O Estudo  descobriu que “49% dos colaboradores que estão satisfeitos com o gestor direto estão engajados”.

 

... EM QUEM OS COLABORADORES POSSAM ACREDITAR!

A crença na liderança sênior é essencial para o engajamento. O Estudo descobriu que “61% dos colaboradores que têm confiança nas suas habilidades de liderança e pensam que os líderes seniores estão conduzindo a organização na direção certa estão totalmente engajados”.

 

DÊ PODER AOS SEUS COLABORADORES!

“61% dos colaboradores que dizem estar satisfeitos com o quanto colaboram com as decisões que afetam o seu trabalho estão engajados”.

 

APRENDA COM PERITOS EM ENGAJAMENTO ANTERIORES.

Charles Schwab sobre Engajamento de colaboradores: “Considero a minha habilidade em entusiasmar o meu pessoal [...] o maior bem que possuo”.

 

APEGUE-SE AOS PRINCÍPIOS DE RELAÇÕES HUMANAS.

Antes de falar, pare e pergunte-se: “Como posso fazer esta pessoa querer fazer o que eu preciso que ela faça?”.

 

SEJA UM(A) GESTOR(A) ATENCIOSO(A)!

“A relação com o supervisor-imediato tem um grande impacto no desempenho do empregado. Os colaboradores querem sentir que os seus supervisores-imediatos se importam com as suas vidas fora do trabalho e entendem como isso pode afetar a performance no trabalho.  A atenção extra pode levar a maior produtividade, clientes satisfeitos e maiores vendas”.

 

CONSTRUA RELAÇÕES SÓLIDAS E SINCERAS!

“Interesse-se nos seus colaboradores, descubra o que é importante para eles e determine como isso afeta os seus desempenhos no trabalho”.

 

DEMONSTRE INTERESSE NOS COLABORADORES!

“Os colaboradores são mais engajados quando sentem que os gestores se importam com as suas vidas fora do trabalho e entendem como isso pode afetar o desempenho no trabalho”.

 

ESTABELEÇA A COMUNICAÇÃO ENTRE OS COLEGAS DE TRABALHO

Criar um ambiente de trabalho positivo e mostrar aos colaboradores que eles são membros da equipe valorizados auxilia no engajamento deles.

 

 

COMUNIQUE O ESTADO E OS OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO

“Quando você mostra aos colaboradores que eles são respeitados pela organização e que os seus valores e objetivos pessoais são refletidos pela visão da empresa, eles se tornam mais engajados”.

 

CONSTRUA O ORGULHO NA ORGANIZAÇÃO.

“Colaboradores engajados recomendarão a empresa como um ótimo lugar pra trabalhar e incentivarão outros a fazer negócio com ela”.

 

PRESTE ATENÇÃO NO NÍVEL DE ENGAJAMENTO DOS COLABORADORES DE SERVIÇO AO CLIENTE E NO DA EQUIPE DE VENDAS.

“Os colaboradores que trabalham cara a cara com o cliente tendem a apresentar menor nível de engajamento”.

 

“O caminho mais curto para conquistar o coração de um homem é conversar com ele sobre as coisas que ele mais aprecia.” –Dale Carnegie

 

“Criar um ambiente de trabalho positivo e mostrar aos colaboradores que eles são membros da equipe valorizados auxilia no engajamento deles”.

 

ESTABELEÇA A COMUNICAÇÃO ENTRE COLEGAS DE TRABALHO

ESFORCE-SE MAIS AO ENGAJAR COLABORADORES DE MEIA IDADE QUE ESTÃO NA EMPRESA A MAIS DE CINCO ANOS.

A pesquisa revelou que os colaboradores entre 40 e 49 anos frequentemente ficam menos engajados à medida que encaram pressões externas da família.

 

O Estudo mostra que “os supervisores que conhecem os colaboradores no âmbito pessoal e se importam com as suas vidas privadas conseguem neutralizar esse desengajamento da meia-idade”.

 

ESFORCE-SE MAIS AO ENGAJAR TODAS AS PESSOAS QUE ESTÃO NA EMPRESA A MAIS DE CINCO ANOS.

“Os níveis de engajamento parecem aumentar durante os primeiros cinco anos de emprego, depois tendem a decair um pouco e estagnar”.  

 

Há também uma necessidade de os supervisores manterem o treinamento, já que ele aumenta o nível de engajamento nas estagnações após o período de três a cinco anos de emprego.

 

CONSTRUA UM AMBIENTE DE TRABALHO POSITIVO.

 

Build pride in the company.

“Emoções positivas e comunicação mais amigável entre membros da equipe criam engajamento”. – Estudo de Dale Carnegie Training.

 

 

 

RECONHEÇA CADA CONTRIBUIÇÃO DOS MEMBROS DA EQUIPE.

“Aprecie o menor avanço e aprecie cada avanço”. – Dale Carnegie

 

APEGUE-SE AOS PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA.

“Demonstre apreciação sincera e honesta.”– Dale Carnegie

 

LIDERE ATRAVÉS DO EXEMPLO.

Liderar através de exemplos gera entusiasmo e inspira colaboradores a ter mais dedicação. 62% dos colaboradores engajados dizem que seus gestores dão bons exemplos.

 

DÊ RECURSOS NECESSÁRIOS AOS COLABORADORES.

Para melhor engajar os colaboradores comunique-se abertamente, dê os recursos necessários, lidere através de exemplos e dê feedback em tempo.

 

MOSTRE RESPEITO E EQUILÍBRIO ENTRE O TRABALHO E A VIDA DOS COLABORADORES.

Quando os colaboradores sentem que os gestores apoiam a sua saúde e seu bem-estar, eles se sentem mais engajados no trabalho. Eles estão pronto a fazer algo a mais quando sabem que a saúde pessoal é valorizada.

 

COMO GESTOR, CONSTRUA CONFIANÇA.

“Colaboradores que confiam nos supervisores e se sentem respeitados por eles se sentirão confiantes para falar livremente sem medo das repercussões.” 

 

CONHEÇA OS COLABORADORES NO ÂMBITO PESSOAL

“66% dos colaboradores acreditam que os seus gestores não se importam com as suas vidas pessoais”. 

 

Gestores de sucesso lideram através do exemplo, o que gera entusiasmo e inspira os colaboradores a trabalhar mais duro.

 

“62% dos colaboradores engajados dizem que os seus gestores dão bons exemplos, comparados a somente 25% entre aqueles não totalmente engajados”.

 

LIDERE ATRAVÉS DO EXEMPLO.

“Para melhor engajar os colaboradores, comunique-se abertamente, dê os recursos

necessários, lidere através do exemplo e sempre dê feedback em tempo”.

 

 

DÊ OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA OS COLABORADORES.

O Estudo de Dale Carnegie Training descobriu que, quando os colaboradores

sentem que os gestores apoiam a sua saúde e o seu bem-estar, eles se sentem

mais engajados no trabalho. Eles estão prontos a fazer algo mais para a

empresa quando sabem que a sua saúde pessoal é valorizada.

 

MOSTRE RESPEITO PELO EQUILÍBRIO ENTRE TRABALHO

E VIDA DOS COLABORADORES.

 

TRATE OS COLABORADORES COMO “PESSOAS DE VALOR” COM HABILIDADES, EM VEZ DE COMO PESSOAS COM “HABILIDADES DE VALOR”.

“A habilidade do gestor em construir relações sólidas com colaboradores, construir forte interação na equipe e liderar de forma ‘centrada no indivíduo’ cria um ambiente engajante em que colaboradores podem apresentar o seu desempenho máximo”.

 

LIGAÇÃO EMOCIONAL AO TRABALHO.

De acordo com Scarlett Surveys, “O engajamento de colaboradores é um grau mensurável da ligação emocional positiva ou negativa de um colaborador ao seu trabalho e gestor, aos colegas e à organização, o que influencia profundamente a vontade deles em aprender e desempenhar as suas funções”.

 

PRODUZA MAIS EMOÇÕES POSITIVAS NO AMBIENTE DE TRABALHO.

“Emoções positivas causam um sentimento de satisfação maior num colaborador. Elas aumentam a energia e o desempenho de uma pessoa e deixam-na mais aberta a ajudar os outros (colegas) a completar tarefas”.

 

 

CRIE UM SENTIMENTO DE PERTENCER.

“Colaboradores que se conectam emocionalmente com uma organização têm um sentimento de pertencer e estão mais aptos a ficar na empresa, o que os permite desempenhar trabalho superior em menos tempo, reduzindo o custo de rotatividade”.

 

CRIE UM SENTIMENTO DE VALOR. AJUDE O EMPREGADO A SE SENTIR VALIOSO PARA A EQUIPE E PARA A EMPRESA.

“60% dos que sentem que têm impacto na direção da empresa estão engajados”.

 

CONSTRUA CONFIANÇA NOS COLABORADORES; VALORIZE O MENOR AVANÇO.

“Dê às pessoas uma boa reputação para se espelharem.” 

 

O ENTUSIASMO É A CHAVE; CRIE ENTUSIASMO PELO TRABALHO.

“Quando os colaboradores se sentem entusiasmados pelo trabalho, esforçam-se mais, percorrem o quilômetro extra e até mesmo começam a pensar criativamente para desempenhar um trabalho ou tarefa.”

 

DÊ PODER AOS COLABORADORES.

“65% dos colaboradores que dizem estar satisfeitos com o quanto colaboram em decisões que afetam o seu trabalho estão engajados”.

 

INSPIRE OS COLABORADORES! CONSIGA ALEGRIA POR ESTAR NO TRABALHO!

“Mostrar aos colaboradores o quanto os seus esforços contribuem para o sucesso da equipe e da organização os faz mais engajados”.

 

CRIE UM SENTIMENTO DE PROPÓSITO.

“Os trabalhadores precisam sentir que o trabalho que fazem é significativo e que trabalham para uma empresa bem-sucedida”.

 

DÊ DIRECIONAMENTO AOS COLABORADORES, ESPECIALMENTE AOS NOVOS.

“O engajamento do empregado deve começar desde o processo de contratação. Engaje os novos colaboradores, que precisam desenvolver as habilidades certas para trabalhar com eficácia. 

Comunique os seus papéis e as suas responsabilidades claramente”.

 

DÊ FEEDBACK AOS COLABORADORES, PARA QUE ENTENDAM O QUE ESTÃO FAZENDO CERTO.

Os colaboradores, especialmente os millennials, querem construir novas habilidades e melhorar constantemente enquanto profissionais. Na maioria do tempo, estímulos não financeiros são de longe da maior importância para engajar colaboradores.

 

INCENTIVE OS COLABORADORES A MELHORAR.

“53% dos colaboradores totalmente engajados dizem que aprenderam muito com os seus supervisores”.

 

IDENTIFIQUE OS TALENTOS DE TODOS OS MEMBROS DA EQUIPE.

Determine como os membros da equipe podem complementar uns aos outros ao completar diferentes tarefas. Isso cria o espírito de equipe e resulta num melhor trabalho em equipe.

 

DÊ AOS COLABORADORES A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER NOVAS HABILIDADES E DE CRESCER.

“A oportunidade de crescer e de desenvolver novas habilidades e tentar

coisas novas impulsiona o engajamento”.

 

“Quando uma organização incentiva a comunicação aberta e honesta, os colaboradores se sentem mais engajados. Eles recebem bem a oportunidade de compartilhar preocupações e de trabalhar em conjunto para encontrar soluções”.

 

OUÇA AS OPINIÕES DOS COLABORADORES.

Dê aos colaboradores coaching e a oportunidade de desenvolver novas habilidades e crescimento. “Investir em treinamentos internos e externos é outra forma de aumentar o engajamento”.

 

DÊ COACHING E TREINAMENTO.

“Os colaboradores precisam sentir que pertencem a uma comunidade que compartilha os seus valores. Quando colaboradores veem o comportamento organizacional alinhado com os seus valores, eles estão engajados”.

 

ALINHE OS VALORES DOS COLABORADORES AOS DA EMPRESA.

 

CRIE UMA CULTURA CORPORATIVA QUE INCENTIVE O ENGAJAMENTO.

Através de atitudes e ações positivas, a liderança sênior pode construir uma cultura de engajamento que envolve e inspira todos os colaboradores.

 

“60% dos colaboradores que têm confiança nas habilidades de líderes seniores e pensam que eles estão conduzindo a organização na direção certa estão totalmente engajados, comparados com menos de um terço que discordam dessa afirmação”.

 

CRIE UM PLANO E UMA ESTRATÉGIA DE ENGAJAMENTO!

“Embora 90% das organizações digam que o engajamento tem impacto no sucesso dos negócios, 75% não têm um plano ou uma estratégia de engajamento. Isso pode ser crítico para qualquer organização, pois colaboradores engajados impulsionam os negócios”. 

 

RECOMPENSE E ELOGIE MEMBROS ENGAJANTES DA EQUIPE.

Recompense os colaboradores e gestores que aumentam a produtividade e que constroem entusiasmo. Benefícios e incentivos podem ser customizados para ter apelo em diferentes segmentos da força de trabalho. O reconhecimento e o elogio, somados a incentivos físicos, promovem o engajamento.

 

PROMOVA O ESPÍRITO DE TRABALHO EM EQUIPE E A COOPERAÇÃO.

“O trabalho em equipe é a habilidade de trabalhar em conjunto em direção a uma visão comum; a habilidade de conduzir conquistas pessoais em direção a objetivos organizacionais; é o combustível que permite às pessoas comuns conquistar resultados incomuns.”

 

CONSIGA O ENGAJAMENTO A LONGO PRAZO.

“O engajamento a longo prazo começa com a boa comunicação entre empregador e colaboradores, bem como entre colegas de trabalho, possibilitando um ambiente de trabalho positivo”.

 

A gerência do pessoal efetivo é um processo contínuo. Líderes seniores precisam

investir tempo e recursos para medir o engajamento. Recomendam-se questionários e entrevistas cara a cara.

 

Os colaboradores precisam confiar que podem expressar-se e sentir a certeza de que, quando dão opiniões, estão seguros das repercussões.

 

 MEÇA O ENGAJAMENTO DOS COLABORADORES.

“VOCÊ DEVE CONQUISTAR O CORAÇÃO DE UM HOMEM SUPREMAMENTE HABILIDOSO ANTES QUE O SEU CÉREBRO POSSA DAR O MELHOR DE SI.” – ANDREW CARNEGIE

 

“A habilidade de conduzir as conquistas individuais em direção aos objetivos organizacionais é o combustível que permite às pessoas comuns conquistar resultados incomuns.” –Dale Carnegie 

 

AUMENTA A PRODUTIVIDADE E O ROI.

Um estudo da Accenture afirma que: “Uma força de trabalho que está altamente engajada é o engenho que propulsiona o ganho em lucro e produtividade, que são essenciais para o sucesso do negócio num ambiente global e competitivo”.

 

REDUZ A ROTATIVIDADE.

De acordo com o Bureau of National Affairs: ” a taxa de rotatividade aumentará até , o que levará a uma perda de mais de 11 bilhões de dólares por ano para os negócios dos EUA”.

 

SUPERA A CONCORRÊNCIA COM O BEM MAIS VALIOSO: COLABORADORES.

De acordo com Gallup: “Empresas com colaboradores engajados superam outras em até 202%”. O Estudo de Dale Carnegie Training mostra que “na luta por vantagem competitiva, em que os colaboradores são o diferencial, COLABORADORES engajados são o objetivo final.

 

Colaboradores desengajados ativos expressam falta de confiança, diminuem o trabalho dos outros e semeiam a negatividade”. 

 

O EFEITO DO ENGAJAMENTO PODE SER VISTO NOS MELHORES RESULTADOS DOS COLABORADORES E NA QUALIDADE DE DESEMPENHO, O QUE LEVA A CLIENTES MAIS FELIZES E ROI MAIS ALTO.

 

“Qualquer mudança para colaboradores engajados reduz os custos de rotatividade e aumenta a produtividade.” 

 

 

 

FONTE: Dale Carnegie Training

 

 

 

 

 

 

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