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October 2, 2018

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“O profissional do futuro é um resolvedor de problemas” – como desenvolver a habilidade de problem solving?

Por Suria Barbosa para napratica.org.br

 

Para Luiz Prates, sócio da consultoria de gestão FALCONI, a habilidade de resolução de problemas será cada vez mais valorizada pelo mercado – e uma das características do “profissional do futuro”.
 
Uma coisa sobre o futuro do mercado é certa: ele será marcado por mudanças, impulsionadas pelos avanços tecnológicos – que “avançam” cada vez mais rápido.

 

Para se manterem competitivos em um cenário de completa imprevisibilidade, as empresas e as pessoas precisam se adaptar. Entre as competências que se mostram cada vez mais necessárias está a habilidade de resolução de problemas.

 

Sua relevância se dá por alguns motivos. Primeiro, em meio às incertezas, há um fato garantido, que é o surgimento de novos problemas. Com esses novos problemas, o mundo precisará de profissionais aptos para os resolverem. Segundo Luiz, sócio e líder da área de inovação da FALCONI as tendências futuras apontam para a valorização de um profissional “resolvedor de problemas adaptativo criativo”.

 

Para a FALCONI, que é considerada referência em seu setor, a habilidade de resolução de problemas é tão relevante que o primeiro curso da recém-criada Academia FALCONI trata exatamente disso. No “Fundamentos de Solução de Problemas”, a empresa busca disseminar conhecimentos e técnicas utilizados durante seus mais de 30 anos de atuação.

 

“Resolvedor de problemas adaptativo criativo”

 

O resolvedor de problemas, ou o “profissional do futuro”, precisará se munir com a habilidade de resolução de problemas para enfrentar os desafios que virão. Para isso, Luiz diz que é necessário ter desenvolvida a capacidade de identificar o problema.

 

Em cima do que descobriu, o profissional precisará aplicar técnicas e métodos para solucionar as questões “de uma maneira criativa e adaptativa, considerando a realidade do mercado e do ambiente”, completa o sócio da FALCONI.

 

Há uma competência que amplifica ainda mais a capacidade de problem solving – ou de articular a resolução. Como em muitos contextos esse trabalho se dá em equipe, Luiz aponta a habilidade de liderança como de extrema importância. Assim, o profissional consegue fomentar um ambiente criativo, com trabalho em equipe produtivo e relações mais horizontais.

 

Como desenvolver a habilidade de resolução de problemas

Um bom começo para quem busca desenvolver a sua habilidade de resolução de problemas é estudar, com materiais bibliográficos e em cursos.

 

O primeiro objetivo é entender a fundo o conceito de problema – “Para nós, da FALCONI, um problema é um resultado indesejado”, declara o sócio. E também conhecer técnicas utilizadas para este fim.  

 

No caso da consultoria de gestão, o método adotado é chamado de PDCA. Ou, Plan (planejar), Do (executar), Check (verificar) e Act (agir).

 

 

 

Outro ponto crucial é entender de algum segmento específico, afirma Luiz. O que ele quer dizer com isso?
 
Para aplicar suas habilidades de resolução de problemas a fim de conseguir os melhores resultados no mercado de trabalho, é interessante ter conhecimento extenso em uma área. Entender as tendências e desafios, por exemplo.

 

Por último, o sócio da consultoria reforça a importância de desenvolver habilidades que caracterizam o ambiente criativo e horizontal – como a de liderança. “Isso é fundamental para um profissional do futuro. E o futuro já é agora”, diz. 

Fonte:

https://www.napratica.org.br/

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