Please reload

Posts Recentes

Sites para encontrar trabalho remoto

October 2, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Quando pensamos em um processo de Coaching, qualquer que seja a metodologia, estamos pensando em encontrar um caminho para ir do estado atual ao estado desejado. Então, definir em que estágio estamos nesse momento em relação a nossa meta é essencial.

 

É como um aparelho de GPS interno, onde precisamos definir onde vamos, mas também onde estamos, caso contrário não será possível encontrar o melhor caminho. Mas é importante entendermos nossa vida como um sistema complexo, em que uma área pode e afeta todas as outras.

 

Isso é bem fácil de perceber: se estamos com problemas na área familiar não conseguimos trabalhar com foco e, do mesmo modo, se não temos segurança financeira, nossa saúde fica mais frágil.

 

Construir um grande mapa onde são contemplados vários aspectos de nossa vida estimula a autorreflexão, a busca de soluções criativas para os desafios e o reconhecimento daquilo que realmente importa para cada pessoa.

 

A técnica busca definir como o cliente se sente em relação a vários aspectos de sua vida, encontrar pontos de possível necessidade de ajuste de crenças, gerar insights e pensar em ações simples que possam fazer diferença no todo.

 

Uma das técnicas clássicas do Coaching mais efetivas para esse objetivo é a Roda da Vida.

 

Uma maneira simples de fazer essa avaliação é relacionar as grandes áreas da vida, deixando algumas linhas entre um e outro item:

  • Pessoal (saúde, desenvolvimento intelectual e equilíbrio emocional);

  • Profissional (realização e propósito, recursos financeiros e contribuição social);

  • Relacionamentos (família, relacionamento amoroso e vida social); 

  • Qualidade de vida (espiritualidade, hobbies e diversão e felicidade).

Para cada item responda o seguinte:

 

1.) Defina o que esse item significa para você, seus vários aspectos, e como o item afeta os outros aspectos.

 

2.) Atribua, de maneira bem intuitiva, uma nota entre 0 (ausente- ruim) e 10 (intensamente presente- excelente) para como está nesse momento essa área.

 

3.) O que de mais importante cada item tem e que está influenciando na nota dada?

 

4.) Qual seria a nota maior ideal para o item? (caso já não esteja na nota ideal)

 

5.) Como você agirá e se sentirá, física e mentalmente, se essa nota maior for a realidade? E quem será afetado positivamente com essa mudança?

 

Você pode enriquecer essa experiência, visualizando a si mesmo na situação, pois inconscientemente passamos a buscar uma maneira de alcançar esse estado desejado.

 

6.) O que você poderia fazer a partir de hoje para começar a caminhada em direção dessa realidade melhorada?

 

Lembre-se de escolher algo simples e fácil de fazer, pois tem que ser confortável para mente que não é adepta de mudanças radicais. É como, por exemplo, melhorar a saúde através de escolher uma troca de alimento saudável e não com a troca radical de toda alimentação.

 

No consultório, observo que muitos clientes percebem que tem uma vida mais gratificante do que imaginavam, ou mesmo que as ações para otimizar um item específico são simples.

 

Melhorar aspectos da vida em geral, mesmo que não sejam voltados para a área profissional, melhora a postura, a autoestima e a maneira como vê a vida bem como a impressão que passa àqueles com quem se relaciona tanto pessoal quanto profissionalmente.

 

Então, vamos descobrir onde estamos nesse mapa da vida?

 

Sobre a autora: Rosane Sampaio

 

Atua como coach pessoal, profissional, executivo e de equipes, palestrante, analista comportamental, hipnoterapeuta, practitioner em Programação Neurolinguistica e assistente no curso de Practitioner em PNL + Hipnose do Ser Harmônico Desenvolvimento Humano. 

 

 

Coach certificada pelo ICI- International Association of Coaching Institutes (Europa), máster coach certificada em mentoring e coaching humanizado pelo ICF – International Coaching Federation, com certificação ISOR, Practitioner em Programação Neurolonguistica certificada pelo NLP Institutes e pelo NLP International Hypnosis Association, hipnoterapeuta certificada pelo mesmo instituto.

 

www.rosanesampaio.com.br

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga