Please reload

Posts Recentes

Sites para encontrar trabalho remoto

October 2, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

AS INDÚSTRIAS EMERGENTES E OS EMPREGOS DO FUTURO - Por Raya Bidshahri

Este artigo apresenta a percepção de Raya Bidshahri sobre as profissões do futuro que as indústrias emergentes irão demandar.

 

Raya é o fundadora e diretora executiva da Awecademy, uma plataforma educacional on-line que oferece aos alunos globais a oportunidade de aprender, conectar e resolver os grandes desafios da humanidade.

 

 

Ela falou sobre os temas de tecnologias disruptivas, pensamento exponencial e educação inovadora em vários locais, incluindo Fórum Global de Educação, UNESCO Expo-Sciences, 1776 Incubadora, Dubai Future Accelerators, EduTech MENA, EdEx Seminars e Dubai Technology & Entrepreneurship Center.

 

Participou de programas na  CNN, BBC, SF Chronicle e em inúmeras outras revistas e jornais internacionais. Ela também é um oradora convidado regular em programas de rádio nacionais e podcasts.  Raya organizou e falou em vários eventos TEDx.

As manchetes de hoje são: os robôs estão chegando e assumirão nossos empregos.

Na verdade, até 45 % das tarefas que os trabalhadores executam podem ser automatizadas usando a tecnologia atual, no entanto há um lado desta história que muitas vezes deixa de ser explorado: enquanto as tecnologias emergentes destruirão muitos empregos, também criarão muitos novos. Na verdade, mais da metade dos empregos que os atuais estudantes do ensino médio vão fazer no futuro, nem mesmo existem nos dias de hoje. A inovação generalizada continua a dar origem a novas e excitantes indústrias, que serão também fontes de novos empregos.

 

Na maioria das vezes, imaginamos futuros distópicos onde nos submetemos a robôs que nos deixam sentindo desempregados e sem propósito. Mas também podemos imaginar um emocionante futuro paralelo em que a tecnologia criou ainda mais oportunidades para a força de trabalho.

 

 

Então, quais são alguns dos empregos e indústrias emergentes mais emocionantes?

 

O setor de Imaginação e Criatividade

As tendências tecnológicas estão dando origem ao que muitos líderes de pensamento se referem como a "economia da imaginação"

 

Isso é definido como "uma economia onde o pensamento intuitivo e criativo cria valor econômico, depois que o pensamento lógico e racional foi terceirizado para outras economias".

 

Sem surpresa, os humanos continuam a superar as máquinas quando se trata de inovar e desbravar fronteiras intelectuais, imaginativas e criativas, tornando os trabalhos que envolvem essas habilidades mais difícil de automatizar.

 

Exemplos de profissões no setor de criatividade do futuro próximo incluem designer de moda de impressão em 3D, designer de experiência VR, designers de órgãos e arquitetos de realidade aumentada. Esses trabalhos serão impulsionados pelo surgimento de novas ferramentas criativas, como impressão 3D e realidade virtual, entre ferramentas digitais existentes.

 

O que é notável sobre essas profissões é que, no seu núcleo, são multidisciplinares. Muitos deles são exemplos de competências STEAM nas quais o 'A' representa as artes, em sua definição mais ampla (incluindo artes liberais e finas junto com humanidades). Por exemplo, um designer de experiência VR terá que combinar conhecimentos das artes e da tecnologia para criar mundos VR imersivos.

 

 

Por isso, também é um argumento forte para trazer mais aprendizado STEAM para a educação tradicional.

 

Neurociência, Melhoramento e Bioengenharia

À medida que nossa capacidade de engenharia genética e de neuro-engenharia avançam, a demanda por empregos no setor crescerá.

 

A última temporada do Black Mirror explorou um mundo onde as pessoas têm o poder de carregar sua consciência em máquinas, combinar suas mentes com outras mentes, gravar as memórias dos outros e até mesmo rastrear o que os outros estão pensando, sentindo e fazendo.

 

 

Muitos inovadores e pesquisadores estão empenhados em  tornar possíveis tais capacidades.

 

No início do ano passado, Elon Musk apresentou a Neuralink, uma empresa cujo objetivo é fundir a mente humana com a AI através de um "laço neural". Já conectamos dois cérebros através da internet, permitindo que um cérebro se comunique com outro.

 

Várias equipes de pesquisa foram capazes de desenvolver mecanismos para "ler mentes" ou reconstruir memórias de indivíduos através de dispositivos. Também estamos vendo avanços contínuos em terapia genética e engenharia genética. A lista continua.

 

Exemplos de papéis neste setor incluem hacker pensado, técnico de neuroimplante, especialistas em neuro-aumento e engenheiros neuro-robóticos.

 

Ética em Tecnologia, Filosofia e Política

 

A tecnologia é uma ferramenta imensamente poderosa e que dá origem a uma série de novas questões sociais, éticas e morais. Por si só, a tecnologia não é inerentemente boa ou má; Tudo se resume a como nós escolhemos usá-lo como uma sociedade.

 

À medida que vemos o surgimento de tecnologia cada vez mais imersiva, como a realidade virtual, os implantes de máquinas cerebrais e a Internet de Coisas, haverá uma demanda crescente por profissionais que possam fazer as perguntas certas sobre essas novas ferramentas e estabelecer orientações éticas apropriadas para uma ampla gama de cenários complexos.

 

Isso pode ocorrer no nível de uma empresa, nível governamental ou mesmo em um nível pessoal, como fornecendo orientação a pessoas que procuram consultas éticas.

 

Exemplos de papéis nesta área emergente incluem consultor de aprimoramento cognitivo, ético de modificação genética, detetive digital, guardião de privacidade, legislador de tecnologia e muito mais. Esta é uma área que será de extrema importância para a nossa espécie, se quisermos garantir que otimizamos os benefícios da tecnologia e minimizemos seus danos.

 

Futuro Sustentável e Energia Renovável

Alguns dos maiores desafios no mundo de hoje também servem como as maiores oportunidades de mercado. Como as mudanças climáticas se tornam uma ameaça crescente para nossas espécies, somos confrontados com decisões importantes. Muitas cidades estão integrando soluções múltiplas que envolvem infra-estrutura sustentável, transporte mais limpo e fontes de energia renováveis.

 

Como resultado, a crescente demanda por energia renovável e soluções limpas já criou muitos empregos, e muitos ainda estão por vir. Por exemplo, as indústrias solar e eólica foram os principais motores da criação de emprego (PDF) no setor de energia renovável dos EUA, que empregou cerca de 777 mil pessoas em 2016.

 

Exemplos de papéis futuros incluem planejador de cidade inteligente, arquiteto de sustentabilidade, designer de casa de consumo zero, consultor de uso de energia e muito mais.

 

Futuro do Transporte

Muitos temem que o aumento de veículos autônomos levante milhões de pessoas para fora do emprego, e isso é uma preocupação justa. No entanto, enquanto a inovação no setor de transportes deslocará muitos empregos, o aumento de veículos inovadores, como auto-condução de automóveis, automóveis elétricos, drones e hiperlocações, são representativos de novos setores com demanda por vários cargos novos.

 

Exemplos de funções nesta área incluem equipes de construção, operações de centros comuns de hiperlocações, analisadores de fluxo de tráfego e engenheiros de sistemas operacionais sem driver.

 

Previsão ainda mais para o futuro, outra demanda emocionante será na área de pilotos de espaço interplanetário.

 

Recentemente, a nave espacial VSS Unity, da Virgin Galactic, completou seu sétimo vôo de teste de planador sem energia.

A SpaceX também anunciou um sistema de transporte interplanetário.

 

Na verdade, à medida que a humanidade se esforça para se tornar interplanetário - e possivelmente uma espécie intergaláctica - isso abre um mundo de empregos e oportunidades emocionantes que nunca vimos em ficção científica.

 

Movendo-se para trabalhos com finalidade e significado

Os exemplos amplos descritos acima estão entre muitos empregos e indústrias emergentes.

 

Agora, mais do que nunca, precisamos equipar nossas mentes jovens com as habilidades de sobrevivência do século XXI que as preparará para tais papéis em uma força de trabalho que estará sempre em mudança.

 

Uma das implicações mais poderosas das tendências atuais é que o "trabalho" se tornará mais significativo à medida que exigem mais criatividade, atividades intelectuais e interação humana, potencialmente tornando muitos de nós mais felizes do que estamos hoje.

 

Um relatório recente do McKinsey Global Institute descobriu que as atividades mais difíceis de automatizar no curto prazo são aquelas que envolvem experiência na tomada de decisões, no planejamento, na interação humana ou no trabalho criativo. Sem surpresa, os seres humanos continuam a superar as máquinas quando se trata de inovar e empurrar fronteiras intelectuais e criativas. Esses tipos de papéis também tendem a ser mais emocionantes e gratificantes.

 

Em última análise, nosso objetivo deve ser criar uma sociedade onde o trabalho seja motivado pela paixão, criatividade e desejo de contribuir para o futuro de nossa espécie. É emocionante que a maioria desses empregos previstos do futuro se alinhe com esse objetivo. Afinal, o propósito do "trabalho" deve ser contribuir para o progresso pessoal ou humano contínuo, seja tecnológico, intelectual ou criativo

Raya Bidshahri

 

É empreendedora serial, escritora e palestrante.

 

Membro fundador do SciFest Dubai, que serve para celebrar a ciência através das artes e teve mais de 300 eventos e mais 40.000 participantes e participantes do público., co-fundadora do Otimismo Inteligente, um movimento global com mais de 500.000 seguidores que visa servir para inspirar um futuro melhor para a humanidade através da ciência, tecnologia e racionalidade, co-fundadora da Cafe Scientifique Dubai, uma organização que dá ao público em geral a oportunidade de se envolver com as últimas idéias em ciência e tecnologia.

 

http://rayabidshahri.com

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga