Please reload

Posts Recentes

Sites para encontrar trabalho remoto

October 2, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Momentos desafiadores fazem parte do jogo da vida, entretanto, alguns nos colocam em situações onde começamos a duvidar de nós mesmos e sem saber quais os rumos a seguir.

 

Muitas vezes, um rumo é tudo que precisamos para dar um passo diferente e que pode nos levar a uma solução para o desafio.

 

Não somos ensinados a buscar aprender o que nos move, nosso propósito na vida e nem qual o nosso ideal de mundo. Tendemos a viver no automático, sem realmente raciocinar nossos caminhos e comportamentos nem buscar soluções diferentes. 

 

Uma das primeiras etapas no processo de coaching profissional provoca justamente essas reflexões.

 

Quando conhecemos melhor nossos valores pessoais, nossas missão e visão de vida, temos um direcionamento para buscar um caminho profissional mais coerente conosco e consequentemente temos mais condições de sucesso.

 

Aprender quais são nossos valores é entender o que nos move na vida, o que nos leva para frente ou nos trava, apoia ou inibe nossas habilidades e ações.

 

Valores e crenças servem para incentivar, inibir e generalizar nossos planos e formas de pensar, e tem a ver com a razão pela qual pensamos e fazemos o que fazemos.

 

Uma boa maneira de explorar esse aspecto é listar seus valores, pelo menos uns 10 ou 12 a partir das perguntas: “o que te motiva?”, “o que é muito importante para você?”, “o que te faz levantar de manhã?”.

 

Terminada a lista dê notas de 0 a 5 conforme o grau de importância do valor, escolha aqueles com as maiores notas e responda ao lado como você percebe em si mesmo e em outras pessoas esse valor, ou seja, como você sabe que esse é um valor importante para essa pessoa.

 

As respostas podem ser muito simples, o que interessa é aprender sobre si mesmo. Buscar trabalhos, relacionamentos e atividades que sejam congruentes com esses valores traz satisfação e harmonia.

 

Outro aspecto essencial para encontrar essa harmonia é descobrir nosso propósito, aprendendo com nossa caminhada anterior.

 

Listamos, dessa vez, em torno de 10 situações em que você agiu com um proposito bem definido. Tente não escolher muito cada exemplo, eles podem ser tão simples quanto ir a uma palestra sobre um assunto que te agrada ou complexos como ser escolhido para um projeto porque montou uma estratégia para tanto.

 

Ao lado de cada item, escreva onde estava, o que pretendia, como agiu e como se sentiu. Inclua se a experiência foi satisfatória e qual o valor da mesma. Marque as palavras e frases-chave ou que se repetem e as utilize para formar uma declaração de propósito.

Podem ser uma grande frase ou duas ou três pequenas.

 

Você observará que existem muitas semelhanças entre as características das situações escolhidas.

 

Quando essa declaração de proposito ou missão, é coerente com seus valores e crenças, ela equilibra seus esforços em busca de seus objetivos.  

 

Finalmente, saber em que mundo se quer viver, nossa visão para a vida, pode, em momentos de dúvida, nos dar a direção a seguir e o animo para perseverar.

 

Anote as 10 coisas que você mais ama fazer ou aquelas que faz constantemente e gosta. São coisas que fazem parte de sua vida com consistência. Novamente, anote as características desses itens, como ambiente físico e emocional, o que acontece, quem participa e, usando as palavras que se sobressaem, escreva uma ou duas frases que expressem o mundo no qual você gostaria de viver.

 

Guarde essas frases em um lugar onde possa sempre ler, exatamente como fazem as empresas que expõe sua missão e visão para colaboradores e público.

 

Estar consciente sobre suas escolhas, ações e processos mentais gera coerência de comportamento que dará melhor direcionamento em alcançar seus objetivos e facilitará sua prosperidade!

Sobre a Autora

Atua como coach pessoal, profissional, executivo e de equipes, palestrante, analista comportamental, hipnoterapeuta, practitioner em Programação Neurolinguistica e assistente no curso de Practitioner em PNL + Hipnose do Ser Harmônico Desenvolvimento Humano.

 

www.rosanesampaio.com.br

 

 

 

Coach certificada pelo ICI- International Association of Coaching Institutes (Europa), máster coach certificada em mentoring e coaching humanizado pelo ICF – International Coaching Federation, com certificação ISOR, Practitioner em Programação Neurolonguistica certificada pelo NLP Institutes e pelo NLP International Hypnosis Association, hipnoterapeuta certificada pelo mesmo instituto.

 

 

 

 

 

 

 

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga