Conhecendo a Programação Neurolinguística


Quando comecei a trabalhar como coach, percebi que tanto quanto auxiliar o cliente a encontrar um caminho para ir do estado atual até o desejado, havia a necessidade de trazer a consciência crenças, valores, habilidades e limitações do cliente para conseguir alcançar um trabalho de excelência.


Nesse sentido, a Programação Neurolinguística é uma ferramenta excepcionalmente adequada para um processo eficiente.


Isso acontece porque, enquanto o foco do coaching normalmente está sobre o que a pessoa está fazendo ou precisa fazer para ter o desempenho desejado, o foco da PNL (Programação Neurolinguística) é sobre como ter esse desempenho otimizado.


Formalmente, a PNL estuda os padrões (programação) criados pela interação entre cérebro, linguagem e corpo. É como a mente e o cérebro funcionam e criamos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos.


Para entender melhor, vou sugerir que traga na memória a imagem, sabor, cheiro e até momentos em que saboreou sua comida favorita...


Percebe que o seu corpo muda postura, respiração e pode até salivar apenas com essa memória?

Então, o mesmo acontece sempre que alguma experiência é lembrada ou mesmo imaginada, toda a fisiologia associada a situação volta a atuar no corpo e mente, exatamente como uma programação em um computador. Ou seja, a mente tem uma estratégia de pensamento para cada situação que se repete, só que nem sempre essa estratégia é a melhor.


E é aí que a PNL atua, com técnicas que relembram nosso corpo e mente todos as capacidades e habilidades que temos, dando novos significados para desafios, desconstruindo limitações, enfim, reprogramando nossa mente em vários aspectos que nos ajudarão a nos abrir para novas possibilidades.



O trabalho com a PNL baseia-se em alguns pressupostos que valem conhecer:


  • O mapa não é o território. Isso quer dizer que conhecemos apenas a nossa percepção de realidade e não a totalidade dela. Vivenciamos e reagimos às situações baseados em nossas experiências e em nosso sistema sensorial. Cada pessoa possui seu próprio mapa que é diferente de todos os outros. Quanto mais amplia-se esse mapa, através de técnicas desenvolvidas para isso, mais rico o leque de escolhas, opções e perspectivas uma pessoa tem.


  • Os comportamentos têm uma utilidade e funcionalidade. Cada comportamento, saudável ou não, atende a uma função importante e a medida que entendemos qual é essa função, podemos oferecer opções melhores e mais saudáveis para atende-la.


  • A vida e a mente são processos sistêmicos. Nosso organismo, a sociedade e mesmo o universo são formados de sistemas e subsistemas que interagem entre si e influenciam uns aos outros constantemente.


  • ​Não há fracasso, só feedback. O que se pode aprender com uma situação que não se desenvolveu como esperado?


  • Não podemos não comunicar. Apenas 7% da comunicação acontece pelas palavras, o restante é através do tom de voz e da fisiologia, ou seja, da postura corporal e facial. Mesmo quietos comunicamos.


  • As pessoas têm todos os recursos internos (habilidades e capacidades) que precisam para ter sucesso. Mesmo quando não percebemos essas capacidades, elas aparecem em outros momentos da vida e podem ser trazidas a consciência e amplificadas.


  • ​Onde você foca aumenta. Pode-se entender bem esse conceito pensando na compra de qualquer produto, pois assim que você define o que deseja comprar, parece que todos resolveram comprar a mesma coisa, vemos o produto em todos os lugares. Escolher bem onde focar faz toda diferença para alcançar uma meta.

Agora, você já pode começar a pensar em seus desafios a partir desses pressupostos.


Como seria pensar diferente em cada um dos aspectos apresentados?

SOBRE A AUTORA:


Atua como coach pessoal, profissional, executivo e de equipes, palestrante, analista comportamental, hipnoterapeuta, practitioner em Programação Neurolinguistica e assistente no curso de Practitioner em PNL + Hipnose do Ser Harmônico Desenvolvimento Humano.


www.rosanesampaio.com.br

Coach certificada pelo ICI- International Association of Coaching Institutes (Europa), máster coach certificada em mentoring e coaching humanizado pelo ICF – International Coaching Federation, com certificação ISOR, Practitioner em Programação Neurolonguistica certificada pelo NLP Institutes e pelo NLP International Hypnosis Association, hipnoterapeuta certificada pelo mesmo instituto.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2018 © Projeto #Contrate1Desempregad@

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon