CONHECENDO O COACH


Cada vez mais ouvimos falar de coaching para várias áreas da vida, principalmente na profissional, mas você sabe o que é isso e como funciona?


De maneira resumida, Coaching pode ser entendido como o processo de ajudar pessoas e equipes a melhorar o desempenho de suas habilidades, objetivando alcançar uma meta estabelecida.


Em outras palavras, ir da situação atual à situação desejada de uma maneira planejada e progressiva a cada etapa.


Existem várias metodologias diferentes, mas todas focadas em soluções e resultados.


Quando eficientemente trabalhado, esse processo ajuda a ultrapassar limites pessoais, desenvolver novas habilidades pessoais e amplificar outras já estabelecidas e otimizar as relações interpessoais, enquanto desenvolve novas estratégias de pensamento e ação.


As questões mais comuns tratadas em coaching com o objetivo profissional, costuma incluir criar as possibilidades de geração de trabalho, fazer melhores escolhas, afirmar expectativas, estabelecer comunicação clara, aprender com erros passados, melhoria de relacionamento e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.



Cada uma dessas questões é trabalhada com estratégias especificas que podem incluir desde uma simples conversa até técnicas típicas da PNL, passando pelas tarefas que o cliente escolhe a cada seção e que levarão ao objetivo definido de uma maneira mais concreta.


Em termos de tempo, o processo de coaching consiste em uma série de 10 a 12 encontros que se estruturam da seguinte maneira:

1. Entrevista inicial;


2. Seções, duas ou três, de definição do momento atual, valores pessoais, missão e visão de vida pessoal e finalmente a Meta do Coaching, seguindo regras de boa formulação de objetivos. Nessa fase analisamos comportamentos e crenças limitantes;


3. Estruturação do plano de ação, ou seja, das estratégias que serão usadas durante o ciclo de coaching;


4. Execução do processo de coaching, geralmente cinco a seis seções, onde são trabalhados meios necessários para que o cliente alcance seu objetivo, de maneira natural e gradativa. É nesse estágio que estratégias de Programação Neurolinguística fazem uma grande diferença, pois estimula de maneira consistente a conscientização das habilidades internas que todos tem, mesmo inconscientemente;


5. Consolidação, que seria um período de duas ou três seções, onde aquilo que foi conquistado é reforçado, com algumas tarefas adicionais ou mesmo estratégias que estimulam visualização criativa sobre o futuro. É nessa fase que qualquer mudança de comportamento e crenças que foram alcançados realmente se torna verdadeiro;


6. Fechamento do ciclo, uma seção onde se celebra a conquista e analisa aprendizados, insights, decisões tomadas durante o processo e suas consequências para alcançar a meta desejada.

SOBRE A COLUNA

Começamos com esse artigo uma sequência que irá explicar e ensinar várias técnicas que você poderá utilizar para aprender um pouco sobre si mesmo e suas habilidades únicas, como definir um objetivo e dicas de estratégias para melhorar suas chances de alcançar aquilo que você deseja!


No próximo, escreverei sobre Programação Neurolinguística, que estuda como o cérebro e a mente funcionam para criar nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos e como podemos melhorar esse processo.


Até lá!


SOBRE A AUTORA:

Atua como coach pessoal, profissional, executivo e de equipes, palestrante, analista comportamental, hipnoterapeuta, practitioner em Programação Neurolinguistica e assistente no curso de Practitioner em PNL + Hipnose do Ser Harmônico Desenvolvimento Humano.


www.rosanesampaio.com.br



Coach certificada pelo ICI- International Association of Coaching Institutes (Europa), máster coach certificada em mentoring e coaching humanizado pelo ICF – International Coaching Federation, com certificação ISOR, Practitioner em Programação Neurolonguistica certificada pelo NLP Institutes e pelo NLP International Hypnosis Association, hipnoterapeuta certificada pelo mesmo instituto.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2018 © Projeto #Contrate1Desempregad@

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon