HABILIDADES INTERPESSOAIS IMPORTANTES PARA O PROFISSIONAL NO FUTURO.
Algumas soft skills vão ter mais importância do que outras no futuro próximo.
De acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial, estas são as 10 habilidades intrínsecas que cada profissional deve ter até 2020.

1. Resolução de problemas complexos
Associado ao pensamento crítico, à criatividade e a tomada de decisões está a resolução de problemas complexos por parte do trabalhador.
2. Pensamento crítico
Um exemplo de soft skills importantes para o trabalho é a capacidade de questionar as diversas ações a tomar e as suas repercussões. Mais do que simplesmente executar, o trabalhador deve questionar e saber o que está a fazer e o que fazer de seguida.
3. Criatividade
A criatividade é uma habilidade prezada em todos os campos. No mundo trabalho especialmente, onde é necessário encontrar soluções para resolver problemas com frequência.
4. Gestão de pessoas
Os melhores resultados são obtidos pela partilha de responsabilidades entre pessoas e pela gestão eficaz do trabalho.
5. Coordenação
O trabalhador coordenado é um profissional organizado que não se perde no meio das diversas tarefas e prazos. Ele também não cede ao peso do stress constante.
6. Inteligência emocional
Uma boa dose de inteligência emocional é necessária no trabalho, onde se lida com muitas pessoas e com diferentes cenários.
7. Tomada de decisões
Todos os dias há que tomar decisões no trabalho, muitas vezes à pressa, sob pressão, mas sempre medindo as vantagens e desvantagens de cada decisão.
8. Orientação para servir
A orientação para servir os outros é estimada sobretudo em trabalhos em que se lida diretamente com os clientes.
9. Negociação
Uma qualidade intrínseca ao mundo empresarial é a negociação. Quem apresentar uma boa capacidade de negociação estará em vantagem no mercado de trabalho.
10. Flexibilidade cognitiva
A flexibilidade cognitiva consiste em conseguir ir mais além do pensamento primário, automático, flexibilizando a memória e a percepção para elaborar interpretações alternativas e saber adaptar-se às diferentes situações.
FONTE:
https://www.economias.pt
Por João Paulo Moura
Tags: