11 SINAIS DE QUEM TEM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO
A inteligência emocional no trabalho é uma habilidade cada vez mais apreciada.
Uma pessoa com inteligência emocional conhece a si própria e aos outros, sabendo tomar decisões acertadas e trabalhar em equipa em prol da empresa.

De acordo com uma pesquisa da TalentSmart, o quociente emocional (QE) pode até ser mais determinante para o sucesso do que quociente de inteligência (QI).
Será que você é uma delas?
Estas pessoas dotadas de alta inteligência emocional apresentam traços característicos que as distinguem das restantes no contexto de trabalho.
1. Você sabe quais são as suas fraquezas e qualidades
Nota-se inteligência emocional nas pessoas que analisam as suas forças e fraquezas e que trabalham dentro desse cenário.
É uma consciência que permite tirar partido das forças e que ao mesmo tempo impede que as fraquezas travem um trabalhador.
2. Você sabe dizer não
Saber as suas limitações e o seu lugar, assim como saber ler as situações, é o um traço característico das pessoas com inteligência emocional, que assim sabem dizer não quando é necessário (aos outros e a si mesmo). Chama-se autocontrole.
Um estudo da Universidade da Califórnia concluiu que quanto mais dificuldade se tem em dizer não, mais se sofre stress, fadiga e depressão.
3. Você consegue dominar as suas emoções
Requer esforço, sair de si mesmo e ser racional perante as situações mais complicadas, mas as pessoas inteligentes emocionalmente conseguem controlar as emoções no meio do stress do cotidiano.
4. Você percebe as emoções e o carácter das outras pessoas
Mais do que perceber as próprias emoções, estas pessoas conseguem ler as emoções dos outros, percebendo o que elas estão a passar. Elas sabem ler uma pessoa, o que as motiva, o que elas são, etc., e raramente falham nas suas leituras.
5. Você não se ofende nem guarda rancores
Se você se conhece bem e é confiante de si mesmo, então torna-se difícil ser afetado pelos outros. Você tem uma mente aberta e brinca com as suas próprias falhas.
Guardar emoções negativas como rancores equivale a guardar e a aumentar o stress existente, o que deve ser evitado a todo o custo.
6. Você consegue desligar-se das pessoas tóxicas
Não faltam pessoas tóxicas no ambiente de trabalho. Para lidar com elas é necessário usar a racionalidade e não a emoção. É precisamente isto que as pessoas com alto QE fazem.
7. Você sabe ouvir e prestar atenção
Se você não se deixa distrair facilmente e presta atenção ao que os outros dizem, você retém informação e fica mais perto de cumprir com os seus objetivos.
8. Você pensa nos outros
Tem curiosidade em conhecer os que o rodeiam? Então você partilha duas características típicas das pessoas emocionalmente inteligentes: a curiosidade e a empatia.
Você descobre que uma pessoa gosta de um escritor e passado algum tempo empresta-lhe um livro desse autor, porque pensa constantemente nos outros e cria ligações facilmente com eles.
9. Você abraça a mudança
Flexibilidade é outra característica a destacar, nomeadamente a capacidade de adaptar-se às situações e de não se deixar paralisar pelo medo de mudar.
10. Você afasta-se dos seus erros
As pessoas de alto QE distanciam-se dos seus erros, mas sem os esquecer. O que elas fazem é não deixar que um erro as martirize eternamente, aprendendo com os erros.
11. Você consegue desligar-se
Outro sinal de inteligência emocional é saber desligar-se do stress do trabalho e aproveitar o momento.
Trabalhar mais do que 8 horas por dia e estar sempre disponível para os outros é sobrecarregar a mente de preocupações.
Lembre-se que mesmo um simples e-mail recebido pode alterar a cadeia de pensamento e a disposição.
Aproveite os seus tempos livres. Descanse. Faça aquilo que gosta.
Fonte:
https://www.economias.pt/
Por João Paulo Moura
Tags: