O Autoconhecimento como Aliado nos Momentos de Transição.

Em todos os meus momentos de transição de carreira, sendo voluntários ou involuntários, recorri a diversas ferramentas tradicionais para voltar ao mercado de trabalho ou me direcionar para uma nova atividade. E elas foram fundamentais!


As redes de contato, leituras, novos conhecimentos, novos cursos ou tudo que pudesse me manter em movimento e antenada com o que estivesse acontecendo por aí, fez toda a diferença. Também aprendi que olhar para a saúde física e mental nos impulsiona aos nossos objetivos com mais serenidade e foco.


A depressão, ansiedade, irritabilidade, desamino e derrotismo são comuns ao desemprego, principalmente em um país em crise como o nosso. A boa notícia é que todos esses males podem ser evitados ou minimizados se estabelecermos uma rotina para atingir o nosso mais importante objetivo: a recolocação no mercado.


Ficar em casa, inerte, olhando para a tela do computador e buscando a cada minuto uma nova oportunidade para encaminhar um currículo, pode ser sufocante e desesperador. Falo por experiência própria, pois já fiz isso há muito tempo atrás. Levantar cedo, fazer uma boa caminhada, corrida ou ciclismo, não nos custa nada literalmente e proporciona aquela energia que precisamos para alcançarmos os objetivos traçados para o dia.


As dicas para enfrentar esta etapa da vida de forma construtiva são muitas, mas neste momento eu gostaria de me aprofundar em uma delas: a busca pelo autoconhecimento!


Quem sou? Do que gosto? O que me motiva e impulsiona? O que me faz feliz? O que me frustra e irrita? O que não tolero? Quais são minhas virtudes e meus vícios? Porque ajo de determinada maneira tão diferente daquele outro colega? Porque me envolvo frequentemente em conflitos, ou nunca sou capaz de enfrentar um? Porque sou do jeito que sou?


Ter estas respostas é mágico! Mágico porque, acalma, impulsiona, responde, transforma, direciona, foca e orienta. Mas não é tão simples olhar para si e enxergar o que realmente somos e como de fato nos comportamos, temos vários mecanismos de defesa para nos proteger de nós mesmos, muitas vezes precisamos de outras pessoas nos dando feedbacks ou nos orientando neste processo.


Para fins de autoconhecimento, gosto de utilizar com os meus clientes uma ferramenta chamada Eneagrama, a base teórica é muito ampla e profunda, não teria como detalhar em um único texto.

Basicamente, o Eneagrama nos apresenta 9 Tipos de Personalidade, com uma grande variação de subtipos. Cada um desses 9 Tipos se constrói a partir de uma virtude ou competência e de um vício emocional. Posso pertencer ao Tipo 1, caso me identifique com a competência Persistência, que se traduz em comportamentos focados na tarefa, grande senso prático e um estilo de gestão cheio de determinação.


Por outro lado, quando esta competência está em desequilíbrio, o vício emocional do Tipo 1, que é a Raiva, emerge, me transformando em uma personalidade perfeccionista, apegada a detalhes, inflexível e julgadora, aquele famoso gestor Cri-Cri, que muitos conhecem.


O Eneagrama nos permite entender porque estas personalidades se constroem, cada uma da sua forma, e o mais importante, nos mostra o caminho para uma evolução, do vício para a competência.


Como disse o famoso Psicólogo Carl Gustav Jung “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta” ou ainda, o não menos famoso, Carl Rogers “ Curioso paradoxo, quando aceito quem sou, posso então mudar”


Só a partir do autoconhecimento, poderemos nos aprimorar e direcionar nossas ações e energia para buscarmos uma nova oportunidade de trabalho mais alinhada às nossas características, anseios, competências e habilidades, a chance de dar certo é muito maior, além de proporcionar uma grande satisfação pessoal.


Então aí vai o convite para a busca pelo autoconhecimento, vale a pena!!!


Sobre a autora:

Fabiana Marin Rodigheri

Psicóloga, Pós-Graduada em Gestão de Pessoas, com forte atuação em Orientação de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas.


Colunista colaboradora do Projeto #C1D



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2018 © Projeto #Contrate1Desempregad@

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon