Please reload

Posts Recentes

Sites para encontrar trabalho remoto

October 2, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Mantenha seu perfil no Linkedin atualizado. Recrutadores estão de olho em você!

08/10/2017

 

O Brasil é o 3º maior mercado do Linkedin no mundo. Por aqui são mais de 29 milhões de usuários conectados à rede, dentre os mais de 500 milhões distribuídos ao redor do planeta.

 

Embora tenha uma versão paga, com ferramentas exclusivas seu uso é gratuito e o site está disponível em 200 países.

 

A rede possibilita a conexão entre usuários, gerando oportunidades para a vida profissional de cada internauta cadastrado no site. “De um lado, estão usuários que buscam oportunidades de trabalho, ampliam sua rede de contatos, consomem informações e conteúdo que contribuem para o seu dia a dia. De outro, estão milhões de empresas que buscam profissionais e oferecem seus produtos de uma forma segmentada e cuidadosa”

 

Muitos profissionais já estão lá e quem não está deveria seriamente pensar nisso.

 

Mas afinal o que torna o LinkedIn tão “apetecível” aos olhos dos profissionais?

 

É simples: a possibilidade de networking com os mais variados profissionais e até de encontrar um emprego. 

 

O LinkedIn é a principal rede social utilizada por profissionais com o intuito de apresentar suas aptidões de uma forma que outros profissionais possam endossar, dando credibilidade ao conteúdo.

 

O principal propósito é permitir que usuários registrados possam ativar network mantendo uma lista detalhada de contatos de pessoas que eles conheçam e em quem confiem. As pessoas nessa lista são chamadas de conexões.

 

Os usuários podem convidar qualquer um (seja um usuário do LinkedIn ou não) para tornar-se uma conexão.

 

Esta lista de conexões pode, então, ser usada de vários modos:

Uma rede de contatos acumulada, constituída de suas ligações diretas, de segundo grau, terceiro grau e assim por diante facilitam o conhecimento de profissionais através de seus contatos mútuos.

 

Isso pode ser usado para encontrar trabalhos, pessoas e oportunidades recomendadas por qualquer um na sua rede de contatos.

 

Os empregadores podem listar trabalhos e buscar por candidatos potenciais.

 

Todos os candidatos a emprego podem rever o perfil de contratação e descobrir qual dos seus contatos existentes poderia apresentá-lo aos empregadores.

 

É utilizado por quem procura trabalho, assim como por recrutadores para encontrar o candidato ideal para a vaga ou função.

  

Desta forma, ter um perfil correto e sempre atualizado no LinkedIn vai aumentar a sua visibilidade e fortalecer sua marca profissional de forma global, melhorando sua presença na internet. É basicamente seu currículo online, que contém suas informações profissionais, interesses e relacionamentos.

 

Usar o LinkedIn de forma estratégica pode ajudá-lo a ter vantagem sobre seus concorrentes. 

 

Desative atividades temporariamente

Quando você faz uma alteração em seu perfil no LinkedIn, como a adição de experiência de trabalho anterior,  ele transmite essa atividade para a sua rede. Se você não quer que as pessoas vejam que você está atualizando seu perfil, você precisa desligar temporariamente esse recurso. Para começar, clique em Settings no menu abaixo do seu nome no canto direito superior.

 

No "Perfil", clique em "Turn on /off  para Activity Broadcasts”.  

No pop-up que aparece, desmarque a caixa e clique em Salvar.

Não esqueça de voltar a essa definição e verificar se a atualização foi realizada com corretamente.

 

Adicione palavras-chave

Recrutadores e empregadores, por meio do LinkedIn e outros sites de carreira, usam palavras-chave para atingir potenciais contratados. É por isso que as palavras-chave são importantes em todo o seu perfil, mas especialmente em "Especializações" . É por isso que você deve investir algum tempo para escolher suas palavras-chave. Pense sobre os termos que podem ser importantes para os potenciais empregadores. Para aumentar suas chances de ser encontrado por empresas potenciais, alinhe suas palavras-chave com o cargo que você está tentando conquistar.

 

 

Atualize sua foto

Recrutadores e empregadores regularmente usam o LinkedIn para encontrar candidatos e uma imagem profissional define o tom certo. Encontre a imagem mais profissional que você tem.  Senão tiver, faça uma que seja adequada e atenda esta necessidade específica.

 

Para fazer o upload da foto para o seu perfil.

Perfil -> Editar Perfil -> "Editar foto" no canto superior esquerdo de sua página.

 

Cargo / função

O cargo está localizado logo abaixo do seu nome, em seu perfil.

É a primeira coisa que as pessoas vão ver quando visitam sua página.

A mensagem precisa ser sucinta e clara. Use algumas palavras-chave em seu título.

 

Resumo do perfil

Mostre personalidade em 2 mil caracteres.

Aqui os leitores irão tomar conhecimento de suas habilidades. Você deve incluir realizações, experiências e conhecimento tecnológico.

 

Conecte-se

Interação gera engajamento. É esse o papel fundamental da rede social.

 

Alguns dizem que conectar "pessoas certas" pode ser vital para o seu sucesso, entretanto, algum resultado diferenciado pode vir de onde você menos imagina.

Neste sentido, a abrangência deconexões pode ser algum diferencial. 

 

Particularmente considero que até o momento atual, a qualificação de conectados no Linkedin é superior às demais redes, tendo em vista o objetivo principal da audiência que permeira a rede. Profissionais.

 

Passea seguir as empresas que admira e que gostaria de trabalhar. Participe de grupos de seu interesse profissional. 

 

Para pesquisar em sua rede, clique em Grupos e em seguida, diretório de grupos.

Adicionar conteúdo a grupos. Interaja e seja percebido. 

 

Recomendações

As recomendações são uma característica-chave de seu perfil no LinkedIn.

 

Assim como as cartas de recomendação são uma parte importante do processo de contratação, recomendações de ex-chefes e colegas de trabalho podem percorrer um longo caminho quando os empregadores estão procurando por meio de perfis.

 

A forma mais comum de obtenção de uma recomendação é recomendar alguém.  

 

Procure apenas pessoas que conhecem bem o seu trabalho. O mesmo vale para a prestação de recomendações.

 

Defina o seu perfil

O LinkedIn permite que você restrinja o acesso ao seu perfil. Mas se você está em busca de trabalho, então deverá liberá-lo integralmente. 

 

Clique em configurações. Na aba "Perfil" no link intitulado "Editar seu perfil público." À direita, você vai ver "perfil público" configurações. Clique nas partes que você deseja compartilhar e as configurações são salvas automaticamente.

 

Informações de contato

Certifique-se de que inseriu sua principal conta de e-mail e adicione outros endereços de e-mail ativos. Idem para celular e skype. Não é exceção recrutadores fazerem contato por skype nos dias de hoje.

 

Em "Informações Adicionais",  você poderá também inserir  links para o seu site pessoal, portfólio e outras redes sociais.

 

URL personalizada

Personalizar a URL é mais atraente e limpo do que uma sequência de letras e números aleatórios.

Pode ser constituída por seu primeiro e último nome.

 

Para configurar a sua URL, clique em Perfil no menu superior e escolha Editar Perfil. Em seguida, clique em editar ao lado da URL abaixo da sua imagem. No lado direito da página, sob suas configurações de perfil público, é onde a sua URL atual é listada. Clique em editar para personalizá-la.

 

Adicione sites

O LinkedIn tem um pequeno logo vinculado ao seu perfil. Você pode usá-lo em sua assinatura de e-mail, site, sites de redes sociais ou outros perfis online.

 

Isso cria backlinks para sua página de perfil, o que melhora a sua visualização e ranking.

 

É necessário pegar o código. Para fazer isso, clique em Perfil e depois em Editar Perfil. Depois clique em Editar no mesmo lugar que você fez para ver a URL personalizada. Na coluna do lado direito de navegação, próximo ao fundo, você verá “Badges”, logo abaixo, clicar no link, Criar um distintivo perfil.

 

Experiência - Selecione os dados mais relevantes 

Recrutadores e empregadores que observam o seu perfil estão interessados, na maior parte das vezes, na sua experiência de trabalho.

 

Adicione algumas informações à sua experiência, incluindo mais do que apenas um cargo e datas.

 

Adicione um parágrafo ou dois para cada uma de suas posições, com as responsabilidades e destacar suas realizações.

 

Especialmente importante aqui são as responsabilidades anteriores, que são relevantes para o trabalho que você está procurando. Coloque-as em destaque ou no topo do parágrafo.

 

Remova informações desnecessárias 

Coloque por último posições antigas que não podem contribuir para o papel que você está procurando. Não as remova completamente, pois poderia criar uma lacuna em seu histórico de trabalho. Simplesmente limite a colocar o nome da empresa e o cargo.

 

 

Formação e Certificados

A parte da educação do seu perfil é na coluna da esquerda abaixo das Habilidades e Especializações.

 

Você deve adicionar os seus cursos e seminários e prêmios.  

 

A seção Prêmios está localizada na coluna da esquerda também, descendo a página sob Educação/Formação.

 

Dentro de Informações Adicionais, você verá uma pequena área  Títulos e Prêmios.

 

Clique no link Adicionar + bem próximo a ela e adicionar suas títulos e prêmios. Quando terminar, clique em Salvar alterações.

 

Compartilhe 

Encontre uma maneira de divulgar o seu trabalho nos seus grupos.  Profissionais podem querer adicionar links para seus artigos, desenvolvedores ou gerentes de TI podem querer mostrar  as diferentes formas de trará um problema ou compartilhar links para diferentes ferramentas, informações sobre tecnologias relevantes.

 

Com o uso de aplicativos do LinkedIn, você pode compartilhar apresentações do PowerPoint, armazenar uma cópia de seu currículo que está disponível para download e muito mais. Eles podem ser localizados na página Applications LinkedIn.

 

Um perfil forte pode ser um diferencial importante para a conquista de uma oportunidade.

 

O LinkedIn é um dos únicos sites de redes sociais que podem proporcionar  ROI para a carreira, principalmente porque atrai profissionais, por isso não há razão para não passar algum tempo lá para criar um novo perfil ou aprimorar o antigo.

 

 

Use e abuse do link para o seu CV do LinkedIn enviando para novos contatos ou compartilhando no Facebook / Twitter.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga